Como Liderar Equipes à Distância

Liderar à distância têm sido um desafio comum para muitos líderes.

Acontece a necessidade de liderar equipes espalhadas pelo Brasil e até fora do País … Equipes inclusive que nem se conhecem!Mesmo que não seja o seu caso, mesmo que não lidere ainda uma equipe , mas se é sua expectativa, de ocupar posição de liderança, comece então a considerar a possibilidade .

Sabemos que a liderança começa por você, liderando a sí mesmo. (Tendo consciência de suas fortalezas e fraquezas, entendendo sobre suas crenças , valores e legado …). Liderar a Sí mesmo é condição sine qua non para liderar os outros!

Avalie também que competências de liderança que já possue e quais ainda lhe falta!

Dentre as competências necessárias para liderar , está a Competência da Comunicação. Um líder se comunica na maior parte do seu tempo . E à distância não pode ser diferente.

Um líder se comunica quando sabe fazer perguntas certas para desenvolver a consciência e responsabilidade de seus liderados, se comunica também quando compartilha as metas, compartilha a missão e propósito da Organização.

Um líder comunica quando precisa esclarecer os ruídos que surgem , quando desconstrói paradigmas, quando ouve, quando delega, quando desenvolve competências na equipe, quando dissemina a cultura da empresa … E tudo isso também precisa acontecer à distância!

É claro que muitas vezes você não terá a oportunidade de estar olho no olho , mas aí outras competências como Planejamento, Organização e Criatividade por exemplo se fazem necessárias para criar meios de aproximação… E com isso a tecnologia também favorece. Utilize-a de todas as formas para fazer encontros periódicos com a equipe .
Uma liderança à distância precisa ser planejada para se criar estratégias que atinjam resultados. Defina claramente as responsabilidades de cada um , enfatizando a importância de pertencimento ao todo.

Os Feedbacks precisam acontecer também! Feedbacks para reconhecer, desenvolver e corrigir fazem parte! Você líder precisa ter meios para conhecer a entrega de cada um e fazer os devidos reconhecimentos. E estimulando é claro, o retorno vindo de seu colaborador, pois a comunicação é uma via de mão dupla e precisa ser incentivada! Mas acima de tudo , será aprendida através de sua prática e exemplo!

O importante numa liderança à distância é se fazer presente! Estar distante fisicamente pode não ser um problema. Haja vista , chefias que estão do lado e por vezes , podem estar muito mais distantes!

Abraço,
Ju Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *