Dormi Operador e Acordei Líder. E Agora?

É muito bom quando a partir de seu planejamento de carreira , a promoção e a ascensão profissional sejam consequências. Mas , nem sempre as oportunidades profissionais são previsíveis, não é mesmo?E aí eu te pergunto: Você já foi pego de surpresa com uma promoção? Ou Conhece alguém?

Eu já fui! E se você ainda não teve a experiência, vou te contar que senti um misto de alegria e medo… Feliz pelo reconhecimento, mas medo de não dar conta do recado…

Muitos certamente já dormiram operadores e acordaram ocupando posição de liderança.Eu Conheci pessoas inclusive, que recuaram ascender à chefia por se sentirem-se paralisadas pelo medo e por carregarem a crença de que seriam felizes alí onde estavam, sem tantas responsabilidades… Ok, é uma escolha!

Outros aceitam o desafio, e se você pesquisar entre os seus, certamente ouvirá relatos de noites em claro, desorientação, medo e suor frio…

Muitas empresas promovem seus excelentes operadores . É verdade, isso é muito bom! O que ocorre é que ainda muitas empresas não apoiam seu recém promovido no desenvolvimento de competências necessárias para liderar…

E também nem sempre existe a conscientização do recém promovido , que liderar exige busca de conhecimentos, atitudes diferentes, relacionamento interpessoal e muito desejo de impactar positivamente na vida profissional de seu liderado.

Alguns chegam chegando! E esquecem que a autoridade deve ser construída.
Outros chegam apoiando-se nos antigos colegas preferidos, o que inevitavelmente culmina em demonstrar diferença entre os membros da equipe, e consequentemente , ocupar o lugar de um líder inspirador, vai ficado para trás…

Se você me acompanha, muito provavelmente já me ouviu falando que desenvolver competências de liderança alavanca a carreira. Uma promoção certamente vai ocorrer e você não será pego de surpresa.

Mas se acontecer, a principal dica para esse momento inicial é: preocupe-se em conquistar as pessoas e aprender a delegar!

Liderança é relacionamento! E Segundo James C. Hunter, o teste definitivo da liderança é saber se, depois de algum tempo sob o comando de um lider, as pessoas saem da experiência melhores do que eram antes….

A influência na Liderança está ligada a construção de relacionamentos.

A influência deve ser conquistada. E se está ligada a construção de relacionamentos, então é necessário preocupação com as pessoas. Dar atenção ao que o outro quer dizer, ajudar o outro a atravessar suas dificuldades , além de estabelecer relacionamentos com base na confiança.

Conheça seu time. Entenda sobre o propósito individual e do alinhamento quanto as metas organizacionais. Atribuir responsabilidades e oferecer autonomia contribuirá com o desenvolvimento da consciência de seu liderado.

Ah, e claro: trabalhe continuamente na liderança de sí mesmo! Esse será o seu maior desafio. A liderança pelo exemplo começa daí!

Pense nisso!

Ju Santana

 

Comente abaixo se faz sentido para você!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *