“Não se Prenda ao Passado, Ocupe-se com o Presente”

O título do texto recebi de Douglas Arce , integrante da minha lista de transmissão , solicitando-me que falasse algo respeito… E eu poderia fazer um post ou um vídeo (mas quem sabe também né … rss) . Hoje resolvi escrever um texto para meu blog, aproveitando a dica e aceitando o desafio.

 

Ao ler a frase, rapidamente lembrei-me que certa vez li um livro de Eckhart Tolle chamado “O Poder do Agora” que dizia que o passado determina quem somos e da forma como agimos no presente.E os nossos objetivos futuros determinam as atitudes que tomamos no presente.

Podemos pensar que o que consideramos do passado é um traço de memória , algo que pensamos. É também uma experiência, uma história vivida, algo que realizamos , algo que sentimos. É passado, entretanto impactará em nosso presente e futuro , se assim permitirmos. Isso pode ser muito bom ou muito ruim.

Penso que olhar para o passado é válido se for para perdoar e prosseguir. Olhar para o passado é importante também para perceber o quanto crescemos e nos desenvolvemos.

Acredito realmente que olhar para o passado nos serve se for para aprender com os erros e não repetí-los indefinidamente , pois já sabemos onde estivemos. Agora, o que resta é saber para onde estamos indo, não é mesmo?

Se pensarmos que passado é sinônimo de o que está estragado, acabado, envelhecido… mas também o que está encerrado, longínquo, distante, obsoleto, antiquado… então podemos deixa-lo em seu lugar. Ao menos que o passado sirva para nos fortalecer quando lembramos das experiências de sucesso que tivemos.

Disse Tolle, que nós passamos a maior parte da vida pensando no passado e fazendo planos para o futuro. Por vezes, ignoramos e negamos o presente. Eis um grande ponto: o Agora é tão mais importante , pois o futuro será construído a partir do agora.  Pois o  passado pode se perpetuar pela falta de presença, de agora.

Viver o agora, é aproveitar para ser grato, para contemplar as flores no meio do caminho, para curtir as pessoas ao nosso redor e também valorizar o milagre da vida. Sem é claro, esquecer de planejar, de estabelecer nossas metas e de ter ações que impactarão no nosso futuro melhor. Mas que esse futuro não seja uma réplica do passado, de persistir nos erros e não caminhar preso aos medos e crenças limitadoras.

Gosto muito da dica de Tolle que diz: “Cuide para que na sua vida não exista excesso de futuro e pouca presença, que são representados pela ansiedade, preocupação, tensão ou medo.
Cuide também para que sua vida não exista excesso de passado e pouca presença , representados pela culpa, arrependimentos, ressentimentos , tristeza, amargura, injustiças , e incapacidade de perdão…

Então cuide! Cuide e Acredite: agora é uma boa hora para ser feliz. Pois o passado mora em algum lugar na cabeça, mas o futuro vive ,sem dúvida , em suas mãos!

Pense nisso!

Abraço!
Ju Santana

Comentários são bem-vindos aqui no blog.

7 Responses to ““Não se Prenda ao Passado, Ocupe-se com o Presente”

  • Muito bom mesmo é inspirador.

  • Douglas Arce
    2 meses ago

    Muito bom mesmo é inspirador, olhando por essa expectativa o passado até ajuda para nós guiar no presente, não tinha percebido dessa maneira.

  • José Neto Guimarães Magne
    2 meses ago

    Muito bom esta mensagem, algum que temos que avaliar para melhorar o nosso futuro, parabéns pelas mensagen!!

  • María Silvana
    2 meses ago

    Como disse alguém…. não é todo dia que acordamos inspirados.. Obrigado pelos encorajamentos.
    Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *